19 de mai. de 2010

Vaso decorado com pintura rupestre

Peça: Vaso de cerâmica.
Material Básico:
- Tinta Decorfix 150 Brilhante nas cores verde musgo, amarelo ouro, amarelo açafrão, laranja ágata, vermelho fogo, azul cyan e azul azurita
- Tinta Decorfix 150 para Canetar preta
- Selador Incolor da Linha Decorfix 150
- Médium retardador da Linha Decorfix 150
- Vaso de cerâmica
- Pincéis chatos de pêlos macios
- Pincel mop
- Pincel linner de pêlos macios
- Lápis
- Pano para limpeza
- Escova de dentes usada



Limpe a peça com um pano para remover todo pó. Com um pincel chato de pêlos macios, aplique de duas a três demãos de Selador Incolor em todo vaso, intercalando secagem por pelo menos uma hora.

Com o lápis preto trace os desenhos da paisagem rupestre na peça. Faça círculos para o sol, linhas curvas para dividir a peça e figuras estilizadas.

Com as cores verde musgo, amarelo açafrão e amarelo ouro pinte o fundo do vaso, deixando em branco as partes aonde serão pintadas as figuras. Trabalhe rapidamente, mesclando as cores. Misture o Médium Retardador nas tintas para facilitar a aplicação.


Com o pincel mop suavize a pintura do fundo, dando "varridinhas" com pinceladas cruzadas bem de leve em toda peça.


Com um pincel chato e as cores laranja e vermelho fogo, pinte alguns dos círculos do vaso, imitando "sóis". Mescle bem as cores que também devem estar misturadas com o Médium Retardador.


Com os dois tons de azul pinte os demais círculos do vaso, da mesma forma. Lave o pincel com água sempre que trocar as cores. Aguarde secagem por 1 hora.

Após secagem das cores aplicadas,. Faça os contornos e espirais em preto com o pincel linner e a tinta para canetar. Aguarde secagem por alguns minutos.

Com uma escova de dentes usada e a tinta para canetar, respingue a cor preto em toda peça, sem deixar excessos. Aguarde secagem completa por 24 horas.

  Peças prontas.
Faça a fixação da tinta Decorfix 150 levando o vaso para queimar em forno doméstico, a gás ou elétrico, por 35 minutos na temperatura de 150 graus. Pré-aqueça o forno por cerca de 5 minutos antes de colocar a peça e espere que esfrie antes e para retirá-la do forno.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...