30 de jul. de 2009

Passeando pela net encontrei um blog que achei muito interessante e foi de onde retirei essa dica. É o blog Meninas de pantufa, http://www.meninasdepantufa.blogspot.com/.
Espero que gostem da dica assim como eu. Bjs


Drenagem Linfática

Hoje vamos falar sobre a drenagem linfática, que vem sendo muito utilizada e muito comentada, porém nem sempre é falado o motivo de sua eficiência e a importância de ser realizada corretamente.

Drenagem linfatica é uma técnica que visa melhorar a o funcionamento do nosso sistema linfático. Essa técnica foi inventado por um fisioterapeuta dinamarquês, Edil Vodder, na década de 30 do século XX. Após estudos, e de ter os seus resultados comprovados, começou a ser utilizada em toda a europa e se espalhou pelo mundo todo. Hoje em dia é bastante utilizada inclusive no brasil.

O sistema linfático

O sistema linfático faz parte do sistema imunológico do corpo. Ele desempenha papel importante nas defesas do corpo contra a infecção e alguns outros tipos de doença.

Faz parte do sistema circulatório, mas possui e transporta um fluído conhecido por linfa, em vez de sangue. O sistema linfático ajuda a transportar substâncias (células, proteínas, nutrientes, produtos residuais) pelo corpo, porém o sistema linfático não é um sistema fechado e não possui uma bomba central, ao contrário do sangue que flui através dos vasos impulsionado pelo coração, sendo assim, a linfa depende da ação de agentes externos para poder circular, pois ela se move lentamente. Entre esses agentes externos que podem auxiliar na circulação desse líquido está a drenagem linfática.

De maneira geral, quando essas substancias citadas acima estão na linfa, e circulando pelo sistema linfático, elas são transferidas para o sangue, que será filtrado pelos rins, que eliminarão os resíduos através da urina.

Algumas doenças podem comprometer o funcionamento desse sistema, impedindo a retirada desses resíduos do nosso corpo, esse comprometimento pode gerar inchaços, dores, etc., nesse caso a drenagem pode contribuir bastante para restaurar o funcionamento normal.

Benefícios e indicações:

A drenagem linfática, além de ser muito relaxante, ela traz muitos benefícios para o corpo, como por exemplo:

- Diminuição de caibras;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Acelera a liberação de toxinas;
- Diminui inchaço nos membros;
- Tratamento e controle de edemas linfáticos e linfedemas;
- Diminui a retenção de líquidos (auxilia no tratamento da celulite);
- Diminuição de estrias;
- Melhora a cicatrização e na absorção de hematomas;
- Relaxamento corporal e mental do paciente;
- Pré e Pós cirúrgicos (acelera a recuperação e retorno às atividades do dia a dia);
- Melhora a defesa e ação antiinflamatória;
- Má circulação sanguínea de retorno.

Contra-Indicações:

- Infecções agudas;
- Insuficiência cardíaca descompensada;
- Tromboses;
- Tromboflebites;
- Alguns tipos de alterações da pele;
- Câncer;
- Bronquite asmática;
- Hipertiroidísmo;
- Partes doloridas;
- Sensação de mal-estar.

Ao procurar um tratamento com drenagem linfática, deve-se buscar um profissional competente para realizar tal técnica, pois assim como traz muitos benefícios, também pode trazer resultados não tão benéficos se não for conduzido por um profissional não preparado.

É comum vermos profissionais realizando a drenagem (entre outras técnicas) em lugares não adequados e não coordenados por profissionais da área, por isso escolher um local sério e adequado é muito importante.

No caso da drenagem feita de forma errada, pode não trazer os efeitos adequados e esperados, se for feita com muita força ou no sentido contrário pode lesar os vasos linfáticos, causando dor e hematomas.

Vale lembrar que além da estética, a saúde de quem procura o tratamento também está envolvida.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...