Lembre-se de seus sonhos
Descubra como ativar a memória onírica e classificar seus sonhos
Melissa Diniz
Métodos para não esquecer o sonho
Diário de sonhos: faça um esforço para anotar diariamente pela manhã o que sonhou, mesmo que se recorde apenas de uma sensação ou de ter sonhado com uma mulher, sem saber quem era.
No começo, o inconsciente dará apenas pistas, até que possa oferecer mais elementos. Lembre-se: quanto mais atenção você der a seus sonhos, mais sonhará e recordará deles.
Auto-hipnose: para ajudar no processo de recordação do sonho, coloque um copo de água do lado da cama quando for dormir. Olhe para o copo e diga: amanhã, quando beber essa água, vou lembrar do que sonhei. Essa auto-indução costuma funcionar muito bem.
Incubação de sonhos: se estiver precisando tomar uma decisão ou entender uma situação, à noite, pegue um caderno e escreva a pergunta que está gerando dúvida: devo fazer isso? Escreva vários tópicos relacionados à questão, os prós e contras, por exemplo. Leia o que escreveu várias vezes. E aguarde a resposta que o sonho enviará na mesma noite.
Mesmo que você não lembre, você sonhaAlgumas pessoas dizem não sonhar, mas, de acordo com a ciência, o sonho é um processo biológico e está envolvido na regulação de diversas funções do organismo. Por isso, todo mundo sonha, sem exceção.
Mesmo que você não lembre, você sonhaAlgumas pessoas dizem não sonhar, mas, de acordo com a ciência, o sonho é um processo biológico e está envolvido na regulação de diversas funções do organismo. Por isso, todo mundo sonha, sem exceção.
O que acontece é que muitos não se lembram do que sonharam. "Pessoas muito atarefadas, que fazem mil atividades durante o dia e vão dormir bastante cansadas não costumam se recordar do que sonharam.
Há também os casos em que o bloqueio emocional para 'ouvir' o que o inconsciente tem a dizer é muito grande, e isso também atrapalha", explica a terapeuta Rosane Landmann. A especialista afirma que os sonhos de quem toma remédios para dormir também podem ficar comprometidos, pois se o sono é mais pesado, a atividade mental diminui e ficará mais difícil lembrar no dia seguinte. Mas, mesmo essas pessoas também sonham, principalmente naquelas sonecas tiradas durante o dia.
Tipos de sonhos
Enigmáticos: Quanto mais reprimida ou desconhecida for a mensagem, mais o sonho vai ficar reverberando no pensamento. O hábito de contar para outras pessoas, ajuda em seu entendimento e elaboração.
Alertas: sonhos que indicam claramente que nós queremos ou precisamos mudar algo em nossas vidas. Costumam ser recorrentes, até que se consiga fazer o que é preciso.
De constatação: aparecem quando já percebemos algo inconscientemente, mas ainda não temos certeza. Por isso, esses sonhos são muitas vezes confundidos com premonições. Exemplo: sonhar que uma cobra esta dentro da casa, mas ela não ataca, gerando a sensação de muita aflição. Se, para o sonhador, cobra é um bicho perigoso e traiçoeiro, provavelmente esta convivendo com alguém que a engana.
Fonte: Rosane Landmann, psicoterapeuta de São Paulo que trabalha com dramatização de sonhos
Um comentário:
Oi Tudo bem ?
Passei aqui pra ver as novidades fique com Deus e um grande abraço beijinhos Gisele Moura
Postar um comentário