3 de set. de 2009

Descubra como ativa a memória onírica e classificar seus sonhos


Lembre-se de seus sonhos

Descubra como ativar a memória onírica e classificar seus sonhos
Melissa Diniz

Métodos para não esquecer o sonho

Diário de sonhos: faça um esforço para anotar diariamente pela manhã o que sonhou, mesmo que se recorde apenas de uma sensação ou de ter sonhado com uma mulher, sem saber quem era.
No começo, o inconsciente dará apenas pistas, até que possa oferecer mais elementos. Lembre-se: quanto mais atenção você der a seus sonhos, mais sonhará e recordará deles.
Auto-hipnose: para ajudar no processo de recordação do sonho, coloque um copo de água do lado da cama quando for dormir. Olhe para o copo e diga: amanhã, quando beber essa água, vou lembrar do que sonhei. Essa auto-indução costuma funcionar muito bem.
Incubação de sonhos: se estiver precisando tomar uma decisão ou entender uma situação, à noite, pegue um caderno e escreva a pergunta que está gerando dúvida: devo fazer isso? Escreva vários tópicos relacionados à questão, os prós e contras, por exemplo. Leia o que escreveu várias vezes. E aguarde a resposta que o sonho enviará na mesma noite.
Mesmo que você não lembre, você sonhaAlgumas pessoas dizem não sonhar, mas, de acordo com a ciência, o sonho é um processo biológico e está envolvido na regulação de diversas funções do organismo. Por isso, todo mundo sonha, sem exceção.
O que acontece é que muitos não se lembram do que sonharam. "Pessoas muito atarefadas, que fazem mil atividades durante o dia e vão dormir bastante cansadas não costumam se recordar do que sonharam.
Há também os casos em que o bloqueio emocional para 'ouvir' o que o inconsciente tem a dizer é muito grande, e isso também atrapalha", explica a terapeuta Rosane Landmann. A especialista afirma que os sonhos de quem toma remédios para dormir também podem ficar comprometidos, pois se o sono é mais pesado, a atividade mental diminui e ficará mais difícil lembrar no dia seguinte. Mas, mesmo essas pessoas também sonham, principalmente naquelas sonecas tiradas durante o dia.

Tipos de sonhos
Enigmáticos: Quanto mais reprimida ou desconhecida for a mensagem, mais o sonho vai ficar reverberando no pensamento. O hábito de contar para outras pessoas, ajuda em seu entendimento e elaboração.
Alertas: sonhos que indicam claramente que nós queremos ou precisamos mudar algo em nossas vidas. Costumam ser recorrentes, até que se consiga fazer o que é preciso.
De constatação: aparecem quando já percebemos algo inconscientemente, mas ainda não temos certeza. Por isso, esses sonhos são muitas vezes confundidos com premonições. Exemplo: sonhar que uma cobra esta dentro da casa, mas ela não ataca, gerando a sensação de muita aflição. Se, para o sonhador, cobra é um bicho perigoso e traiçoeiro, provavelmente esta convivendo com alguém que a engana.

Fonte: Rosane Landmann, psicoterapeuta de São Paulo que trabalha com dramatização de sonhos

Um comentário:

Influência Crochet disse...

Oi Tudo bem ?
Passei aqui pra ver as novidades fique com Deus e um grande abraço beijinhos Gisele Moura

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...